Mãe Renata de Oya e seu Legado de Fé e Resistência - Depoimento

Um relato verdadeiro e de muita fé e respieto as tradições, sem hostentação, luxo e vaidade, muito pelo contrario, tudo praticadao na mais pura simplicidade e amor. Mãe Renata, hoje esta a frente do O Ilê Axé Intile Ader Ominile, não sendo somente apenas um terreiro, mas um templo vivo de tradições, amor e fé, transmitido de geração em geração. Este solo sagrado, que hoje cuido com devoção, foi uma herança de minha mãe, Arinesia de Ayra, uma mulher de força incomparável, filha de Oxum e Xangô. Nasci, cresci e fui criada neste terreiro, onde encontrei minha missão de vida. É aqui que pretendo honrar meus ancestrais e Orixás até o último dia da minha existência.

Minha mãe, uma verdadeira heroína da religião, lutou com todas as forças para manter viva a chama deste axé. Ela, uma baiana nascida em Castro Alves, na Bahia, dedicou sua vida ao Ilê e aos filhos de santo, amigos e parentes que aqui encontraram abrigo espiritual. Sua força, coragem e determinação deixaram um legado que carrego com orgulho e amor.

Depois da partida de minha mãe, a caminhada não foi fácil. Apesar de minha Mãe fazer parte da Federação ABRATU, durante mais de 20 anos, quando da sua partida, não tive a atenção e o respeito merecedido, nem uma mensagem ou ligação, muito triste, para uma religiosa que dedicou a vida e teve atuação importante em varias ações desta federação. Eu! tive que enfrentar preconceitos, calúnias, traições e o abandono, mas com a ajuda de Deus, de Xangô e de todas as entidades que guiam nosso caminho, consegui manter de pé a casa que ela construiu. Sem apoio das pessoas que ao nosso ver teria obrigação moral e religiosa, de no minimo ser solidarios, mas efim, cada um com suas esolhas, onde o olhar somente sabe exergar olhando para cida, para quem tem mais, para quem ostenta, quem somos nós neste mundão, mas com a proteção dos Orixás e da minha querida cabocla Jurema, reconstruí este templo sagrado. Devo minha vida e minha luta a eles, às forças supremas que regem o universo.

Agora! amparada e acolhida de forma especial e gentil, pela equipe da Federação Afro Brasil, onde seu presidente o Babalorisá Gamby Ty Sangò, por ter feito parte da direitoria da ABRATU, conhecia a história e toda trajétoria de minha Mãe, ao ser procurado, nos abraçou com todo respeito. Que fique registrado nossa gratidão. Nossa casa, ainda que simples, tem uma das tradições mais importantes deixadas por minha mãe é a festa de São Cosme e Damião, um evento que remonta a muitas décadas e que traz alegria, união e fé à nossa comunidade. Com muita dedicação, seguimos celebrando essa festa com amor, perpetuando o axé que nossa casa carrega.

No dia 28 de setembro de 2024, no coração da zona sul de São Paulo, realizaremos mais uma vez essa grande celebração, honrando a memória de nossa mãe e os ensinamentos que ela nos deixou.

Convido todos os filhos, amigos e simpatizantes a estarem presentes, fortalecendo nossos laços e reforçando a importância de manter vivas as tradições que nos sustentam. No Ilê Axé Intile Ader Ominile, o axé vive em cada canto, em cada rito, em cada palavra de fé. Aqui, lutamos diariamente pela preservação de nossa espiritualidade, sempre em nome de Deus e de todos os Orixás. Axé! FESTA DE COSME DIA 28 DE SETEMBRO LOCAL: Rua Chile ,6 - Jardim Capela São Paulo/SP - Cep 04960-195 CONTATO DIREITO: 55 11 98346-4344

CONHEÇA O SITE DA FEDERAÇÃO CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO